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[TRANSPORTE] Terminal Integrado de Xambá Próximo da Inauguração


A polemica politica de transportes coletivo do governo do estado, finalmente afetará diretamente o dia a dia dos moradores de Passarinho e adjacências. 

Isso se dará, através do Terminal Integrado do Xambá, construído no inicio da Av. Presidente Kennedy em Olinda. O T.I. já está construído  e o Consorcio Grande Recife está esperando apenas, a Prefeitura de Olinda terminar obras de requalificação nas vias afetadas pelo fluxo de ônibus para inaugurar o Xambá. A ultima previsão era para Julho deste ano, no entanto, já está atrasada.


Se por um lado, as populações serão beneficiadas com uma maior oferta de integração (No caso de Passarinho, não existe hoje, nenhuma linha que faça integração), inclusive para o TI da Macaxeira, demanda histórica do bairro e que beneficiará em especial, os estudantes das Universidades Federal e Rural Federal de Pernambuco. Por outro, as viagens para o centro da cidade, ou para o bairro do Derby, onde existe uma serie de faculdades privadas, clinicas e hospitais, bancos e etc, ficarão mais longas com a ausência de ônibus direto. Assim sendo, os trabalhadores e trabalhadoras, terão que sair ainda mais cedo de casa para chegar no seu destino no horário  e chegar em casa mais tarde, tendo que enfrentar filas e ônibus lotados depois de um dia cansativo.

Outro problema, é que as chamadas "linhas alimentadoras", aquelas que levarão os passageiros dos bairros para o Terminal, podem ser negligenciadas, com veículos desconfortáveis e maior tempo de espera,  como aconteceu por exemplo, quando do T.I Pelópidas Silveira, em Paulista, ou mesmo o T.I do Caenga, aqui próximo.

As previsões é que o Xambá, atenda diariamente, aproximadamente 85 mil pessoas com algo em torno de 21 linhas, se tornando um dos mais movimentados do Sistema Estrutural Integrado (SEI), e aí reside outro potencial problema. A área física do terminal é bem modesta quando comparada com as áreas dos novos terminais de Paulista, Barro, e de Joana Bezerra (este ultimo ainda em construção).

Leia Também: T.I. Xambá e a Indignação Popular

Bom, como a população nunca é ouvida na tomada de decisões que afetam sua vida. O jeito agora é esperar e confiar na sorte dos técnicos que, apesar de serem qualificados para o trabalho, não andam de ônibus e não conhecem nossa realidade. Outro movimento necessário, é a articulação e organização popular, para peitar o Consórcio Grande Recife, naquilo que não servi para o povo.

Algumas linhas do novo terminal:

803 T.I.Xambá/T.I. Macaxeira
810 T.I.Xambá /Encruzilhada
820 T.I.Xambá (Cabugá)
831 Aguazinha /T.I.Xambá
841 Nova Olinda /T.I.Xambá
842 Águas Compridas /T.I.Xambá
843 Alto da Bondade /T.I.Xambá
844 Santa Casa /T.I.Xambá
847 Alto Nova Olinda /T.I.Xambá
851 Córrego do Abacaxi /T.I.Xambá
852 Caixa D'água /T.I.Xambá
860 T.I.Xambá (Principe )
861 T.I.Xambá/TI Joana Bezerra
870 T.I.Xambá /Afogados
881 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (C. Lima Cavalcanti)
883 T.I.Xambá /T.I. Rio Doce (PE-15)


Referencias: Blog Meu Transporte
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