Site de notícias do bairro de Passarinho, Recife Coletivo Sabiá

[SAÚDE] Exame de Filariose no Bairro


 Nos dias 08 e 22, desse mês de Agosto, sempre às 22h, acontecerá na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva, o teste da gota espessa, também conhecido como o "exame de filariose".

 A famosa furadinha no dedo, além de não doer nada, ajuda a detectar essa doença infecciosa que, quando descoberta no inicio, pode ser curada.

Mais sobre a doença:


O que é filariose?

É uma doença causada pelo verme Wuchereria bancrofti. Ninguém morre de filariose, mas as pessoas que a contraem têm suas vidas muito prejudicadas, já que a doença pode causar inchaços e deformidades nas pernas, braços, órgãos sexuais masculinos ou mamas. Daí, a doença também ser conhecida como elefantíase.

Como se pega a filariose?

Através da picada da muriçoca infectada com sangue de alguém doente com filariose. Quando a muriçoca nos pica, ela faz um buraquinho na pele, por onde passam as filárias diretamente para a corrente sangüínea, indo se acomodar no sistema linfático, local que ajuda a retirar as impurezas do sangue.

Existe cura para a filariose?

Se for descoberta no início, sim. O tratamento é feito com um medicamento que combate os vermes que estão no organismo. Para os casos avançados, não existe cura, mas é necessário que se faça o tratamento médico para que os vermes parem de atuar e os inchaços e deformações não aumentem.

Como prevenir?

Combater a muriçoca é a melhor alternativa para não contrair filariose. Portanto, conservar os ambientes de convívio asseados, fossas vedadas e canaletas limpas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os mosquitos afastados. Utilize também mosquiteiros nas camas. Isso impede que a muriçoca pique você e sua família durante a noite. Deixar o ventilador ligado é outra opção para ela fique longe da sua pele.

Como detectar a filariose?

Através do teste da gota espessa. É importante que ele seja feito ao menos uma vez ao ano, pois os desconfortos causados pela filariose podem demorar de 8 a 10 anos para surgirem.
COMPARTILHAR:

+1