Site de notícias do bairro de Passarinho, Recife Coletivo Sabiá

Pequena Adesão Marca 1º Dia de Exame de Filariose no Bairro



Pequena Adesão Marca 1º Dia de Exame de Filariose no Bairro
Por Tiago Rodrigo de Lima*

No sentido de prevenir e combater a filariose -doença transmitida pelo mosquito e que provoca a elefantíase, inchação dos pés, pernas e genitais -, a prefeitura do Recife recolheu esta noite, na Escola Municipal Marluce Santiago, amostras de sangue de moradores para análise. Os resultados sairão em 30 dias, e em caso de confirmação da filariose no material recolhido, será noticiado o portador pelo agente comunitário para que possa realizar o tratamento adequado. 

Devido a falta de comunicação ampla - carro de som, panfletos, banners -, o quantitativo de pessoas foi bastante reduzido; não raro deparar-se com pessoas alheias a essa ação no bairro. 

Desse modo, registra-se a incapacidade da gestão da prefeitura do Recife e do Conselho de Moradores de mobilizar o povo e conscientiza-lo da importância de tal ato à saúde da comunidade. 

Nada resta por acabado, haverá no próximo dia 22/08 outro exame de filariose, no mesmo local e horário. Esperamos que dessa vez a população de passarinho participe maciçamente neste ato de cidadania. 

Parabenizações ao blog de passarinho por cumprir a sua função de veículo de comunicação dentro da comunidade. Se não fosse por meio desse informativo, talvez aqui quem vos redige não tomaria conhecimento do exame, e consequentemente não o teria feito.

Por fim, vamos comunicar aos conhecidos e estender essa rede de informação!


*É morador de Passarinho, estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e indegrante do Movimento Comunitário O Grito.
COMPARTILHAR:

+1