Site de notícias do bairro de Passarinho, Recife Coletivo Sabiá

[CULTURA] I Festival de Cultura Canábica de PE


O Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco é atualmente o comitê local organizador da Marcha da Maconha 2014. Entretanto, desde o ano passado, o CAPE vem desenvolvendo atividades regulares de formação e troca de experiências relativas à temas transversais à política proibicionista vigente. Realizadas sempre em espaços públicos e abertos, de forma a assegurar a legalidade e garantir o diálogo direto com a sociedade, as discussões procuram expor a necessidade de reformular a política de “guerra às drogas”, nitidamente falida e ineficiente.

Neste sentido, a fim de suprir a carência de outras oportunidades para massificar o posicionamento antiproibicionista, e aproveitando a mobilização para a Marcha da Maconha, o CAPE realizará o I Festival da Cultura Canábica de Pernambuco, uma grande festa em celebração à liberdade e aos direitos e a cultura, o festival pretende estabelecer uma nova perspectiva de onde se enxergue o debate sobre a maconha, tema que não se pauta necessariamente pela criminalidade, mas que pode e deve ser compreendido à luz da cultura.

Grupos de dança e da cultura popular tradicionais, bandas de reggae, artistas da resistência, comprometeram-se em colaborar trazendo das periferias a denuncia de que são os jovens negros, pobres e adeptos das religiões de matiz africana as principais vítimas do proibicionismo. Por fim, o CAPE e a Marcha da Maconha querem reivindicar com arte o direito constitucional de escolha, e o I Festival da Cultura Canábica de Pernambuco no dia 04/05 às 18hrs, no Cais da Alfândega.

Será uma grande manifestação cultural contra a repressão criminalizadora dos segmentos historicamente privados de direitos básicos.
COMPARTILHAR:

+1